Sempre que uma atualização de Conan Exiles é anunciada, a tensão se repete entre a comunidade de jogadores. Com a próxima atualização "Conan Exiles - Era da Guerra" não iria ser diferente, e o medo que surge é: novos bugs, mecânicas de combate quebradas, queda de FPS, etc.
Com o anúncio da nova Era de Conan Exiles e a disponibilização da atualização nos servidores de teste, duas mudanças estão causando muita polêmica, controvérsia e insatisfação entre os jogadores:
1- Stamina Reduzida: Com a atualização, o consumo de estamina será aumentado drasticamente em combate, alterando totalmente a dinâmica das batalhas. Como forma de compensação, a estamina será recomposta também mais rapidamente.
2- Armas Lendárias Irreparáveis: Na Era da Guerra, não será mais possível reparar armas lendárias (que atualmente é possível utilizando um kit de reparo de armas lendárias). Como forma de compensação, elas também se tornarão mais poderosas. A justificativa é que armas lendárias devem ser itens raros e valiosos.
Outras mudanças menores também estão causando insatisfação em alguns jogadores.
Diante a tanta insatisfação demonstrada pelos jogadores no fórum oficial de Conan Exiles, o Designer chefe do jogo Dennis Douthett, de forma inédita, escreveu uma carta aberta ao público justificando tais mudanças e como elas poderão melhorar a experiência do jogador.
No entanto, a justificativa vem sendo fortemente criticada pelos membros do Fórum, que não aceitaram as justificativas e levantaram mais questionamentos sobre as mudanças.
Resumidamente, a carta tenta justificar as mudanças baseando-se em um conceito de "Stress e Alívios", utilizado nos jogos para engajar o jogador e mantê-lo animado com o jogo. Segue um resumo da carta.
Denis diz que ao projetar jogos, ele busca introduzir estresse ao colocar desafios no caminho do jogador. Considera, no entanto, que é importante equilibrar o estresse com momentos de alívio. Ao alterar o sistema de estamina, a consistência e a dinâmica do combate foram alteradas para dar mais satisfação ao jogador ao vencer um inimigo. Diz também que essa mudança foi feita para viabilizar a remoção do sistema de quebra de atordoamento e também ajustar a quantidade de hiperarmadura nas animações de ataque. Além disso, diz ter alterado o equilíbrio das armas e inimigos para tornar as batalhas mais interessantes e desafiadoras.
No final, ele conclui que as mudanças no combate de Conan Exiles durante a Era da Guerra visam aumentar a consistência, tornar as batalhas mais dinâmicas e introduzir novos desafios, e que estão comprometidos em criar uma experiência mais saudável e divertida para todos os jogadores.
E, jogando um balde de água fria naqueles que esperam que toda a insatisfação faça a Funcom mudar de ideia, conclui: "Faremos ajustes adicionais com base no feedback da comunidade, mas não haverá uma reformulação completa do sistema".
A carta, na integra, pode ser lida neste link.