Na Live que aconteceu no dia 16 de novembro de 2023, a Funcom anunciou várias novidades que chegarão no Conan Exiles no Capítulo 3 da Era da Guerra. Entre as principais novidades, está uma Taverna que será totalmente funcional, a possibilidade de invadir (raid) uma base estigiana lotada de NPCs e uma nova montaria: camelos.
Uma das principais novidades é a possibilidade de construir uma taverna no jogo. Esse recurso estará disponível para todos os jogadores, gratuitamente, incluindo peças de construção, itens de decoração e itens funcionais para a taverna. Além disso, outros itens serão oferecidos exclusivamente através do Bazar e do Battle Pass de Conan Exiles.
Montar a taverna será simples. A primeira coisa a se fazer é evocar uma Hecatombe. Ao vencer os Estigianos e conseguir as chaves do líder, você poderá ter a sorte de encontrar enjaulado o "Bar Keeper", que em português seria algo como "Atendente do Bar". Ao libertá-lo, ele irá ensinar os conhecimentos sobre como montar uma Taverna. Ao montar a Taverna, ela oferecerá vários recursos interativos, além de atrair NPCs que farão parte do ambiente, com animações que darão vida ao lugar.
Uma das principais funcionalidades da Taverna é poder contratar trabalhadores. Ou seja, entre os NPCs que passarão a frequentar a Taverna, alguns poderão ser contratados pelo jogador para acompanhá-lo (em uma mecânica idêntica aos lacaios). Desta forma, a roda da dor não será mais o único meio de conseguir companheiros para acompanhar o jogador.
Será possível construir tavernas tanto no mapa das Terras do Exílio quanto na Ilha de Siptah.
Essa novidade já havia sido revelada desde o anúncio da Era da Guerra. À partir do Capítulo 3, será possível invadir uma base Estigiana com o objetivo de conseguir tesouros.
A ideia da Funcom foi criar uma experiência PvP para os jogadores PvE. A dinâmica para invadir a base Estigiana será praticamente a mesma utilizada no PvP para invadir a base de outros jogadores. O primeiro passo será destruir portas e portões para conseguir acesso ao interior da base. Para isso, será possível utilizar explosivos, trabucos ou a nova ferramenta que chegará também nesta atualização: battering ram (aríete). A battering ram poderá ser conseguida como loot. Infelizmente os muros da base serão indestrutíveis (o único acesso à base será pelas portas/portões). Além disso, um exército de NPCs estará protegendo a base, incluindo soldados, arqueiros e pets.
Uma vez dentro da base, será possível enfrentar o líder da fortaleza. Ao ser vencido, o jogador poderá lootear todo o local, conseguindo principalmente tesouros.
Assim que os jogadores se afastarem da base, em sua próxima renderização, sua estrutura estará completa novamente para dar oportunidade para outros jogadores repetirem a invasão. Esta nova funcionalidade pode ser considerada como uma nova dungeon.
A Base Estigiana para invasão estará disponível apenas no mapa das Terras do Exílio, não tendo um recurso equivalente na Ilha de Siptah. Futuramente, está previsto que novas Bases sejam criadas em outros pontos do mapa.
Um novo recurso anunciado é que no Capítulo 3 da Era da Guerra de Conan Exiles será possível equipar os Camelos para que eles possam ser utilizados como montaria. Desta forma, agora será possível se locomover através pelo Exílio utilizando cavalos, rinocerontes e camelos.
Este será um recurso disponibilizado para todos. Porém, selas exclusivas serão oferecidas através do Battle Pass e do Bazar.
Como era esperado, foi anunciado um novo Battle Pass para Conan Exiles. Ou seja, à partir do lançamento do Capítulo 3 da Era da Guerra, todos os itens do Battle Pass atual serão substituídos pelos itens do novo Battle Pass. Não esqueça de resgatar todos os itens antes do update. Serão 60 novos itens, sendo alguns gratuítos, e a maioria exclusivo para aqueles que comprarem o Passe de Batalha.